Como começar no mundo do jornalismo

Como começar no mundo do jornalismo

O número de pessoas que estão se aventurando no ramo do jornalismo vêm crescendo a cada ano. Em contrapartida, muitos destes novos futuros jornalistas acabam desistindo logo no começo do curso devido a alguma frustração, uma vez que eles possam ver coisas que não imaginavam dentro da sua tão desejada e ambicionada profissão.

Como começar no mundo do jornalismo

Andando de mãos dadas com o problema acima, os jornalistas que acabam por se formar também sofrem bastante no começo, enfrentando um mercado cada vez mais exigente e exclusivo. Visando esta suas dificuldades, separei algumas dicas essenciais para quem está começando dentro do mundo do jornalismo, seja de maneira acadêmica ou profissional.

O mundo do jornalismo: como começar?

“Como ser um bom jornalista?” é a pergunta que está presente em grande parte dos estudantes e jornalistas iniciantes.

Antes de continuar com este artigo, tente assistir até o final o vídeo a seguir. Trata-se dos primeiros passos para torna-se um estudante de sucesso:

Viu só? Existe uma lista alguns elementos que cada um dos estudantes ou jornalistas deve ter caso o mesmo realmente tenha o desejo de ir bem de acordo com sua área de escolha.

Para a sua facilidade, entenda que as próximas dicas que vou passar fazem parte de uma série de conselhos diretos dos profissionais mais famosos e dedicados na área de jornalismo. Logo, vou pedir que você preste bastante atenção.

Dicas essenciais para o verdadeiro jornalismo

  •         Potencialize sua lista de contatos

Quem não gosta de manter contato com diversas pessoas, não é? Bom, na vida de um jornalista, isto é bem mais frequente do que você imagina.

Contatos são tudo, tanto para conseguir uma entrevista/matéria quanto para arranjar qualquer emprego na área. Durante o processo de estudo, mesmo sendo nos primeiros anos, o estudante deve já procurar pessoas que sejam da área, construindo amizades e oportunidades futuras.

Calma, formado! Você que já está na área também pode potencializar sua lista de contatos, basta dar uma atenção ainda mais forte para a criação de lobby e construção de parcerias;

  •         Esteja sempre informado de tudo

Acompanhar as notícias nacionais e internacionais também faz parte da rotina de um bom jornalista. Hoje em dia, com a utilização de tecnologias como a TV e Web, é praticamente impossível você não estar ligado as notícias recentes.

Se aprofundar em um determinado assunto também pode te gerar mais prestígio em algumas situações. Quantas vezes você já viu um jornalista passar vergonha ao não saber uma informação essencial sobre o entrevistado ou empresa no qual está trabalhando? Pois é! No mínimo, procure mais sobre onde vai atuar;

  •         Não se limite ao português

Um dia, li um livro épico chamado “Rei Arthur”. Em um trecho do mesmo, o feiticeiro Merlin ensinava o pequeno e inexperiente Arthur sobre os segredos da vida. Certo dia, ensinando-o linguística, Arthur perguntou:

– Eu não tenho dinheiro nem para comprar um pão, porquê devo aprender outra língua se não posso sair de Camelot?

Logo em seguida, Merlin o respondeu:

– O limite da sua língua é o limite do seu mundo!

Entendeu o que ele quis dizer? Ao aprender outra língua, portas automaticamente acabam por se abrir para você, maximizando ainda mais sua lista de contatos e oportunidades de trabalho.

Esta é, sem dúvida, a principal dica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *